A Associação Académica da Universidade da Madeira iniciou, em 2006, a publicação mensal de um periódico informativo que hoje existe no formato de revista. Em 2012, teve início o seu projecto editorial com os trabalhos de investigação da sua primeira obra em livro: Colégio dos Jesuítas do Funchal – Memória Histórica.

Desde a apresentação do seu primeiro livro, comercializado em várias livrarias nacionais e disponível para todo o mundo através da Internet, a Associação Académica tem desenvolvido vários projectos de investigação.

A publicação de várias obras, com a temática da Companhia de Jesus, do seu Colégio na região e da história do Funchal e da Madeira, tem ocupado a sua produção editorial que, ao longo dos anos, ganha novas áreas e novas publicações. Os temas iniciais têm sido enriquecidos por projectos de vários campos de estudo que estão em constante desenvolvimento.

O envolvimento dos estudantes, dos antigos estudantes, dos professores e antigos professores da UMa acaba por enriquecer o nosso projecto.