COLÉGIO DOS JESUÍTAS DO FUNCHAL

Fundado por alvará do rei D. Sebastião, em 20 de Agosto de 1569, o Colégio dos Jesuítas do Funchal marcou, ao longo dos séculos, a vida de toda a ilha da Madeira. Por mais de 400 anos teve vários inquilinos, desde invasores ingleses até à Universidade da Madeira, chegando a funcionar como instalação militar durante mais de um século. Contudo, sempre manteve uma estreita relação com o ensino.

O antigo Colégio da Companhia de Jesus é, hoje, palco de uma dinamização cultural e científica da responsabilidade da Associação Académica e destinada tanto ao público residente na ilha, como aos visitantes da nossa região.

A inauguração de mais uma Gaudeamus - Loja Académica da AAUMa, instalada à entrada do Colégio, foi o ponto de partida para a abertura do Colégio ao grande público. A ela juntaram-se um circuito de visitas autónomas, um serviço de visitas guiadas, a realização de visitas educativas para estabelecimentos de ensino e a dinamização do Colégio com eventos culturais, científicos e lúdicos ao longo de todo o ano.

Estes são, acima de tudo, projectos que mostram o dinamismo desta Instituição Associativa que beneficia de um bem preciso, mesmo que escasso e pouco valorizado pelo país: o trabalho voluntário e dedicado de toda uma equipa de estudantes e antigos estudantes da UMa envolvendo vários professores da nossa Academia.